Tempo

Acesso ao Corcovado está interditado há mais de uma semana por causa de temporal

Às vésperas de dois feriados religiosos – Semana Santa e Dia de São Jorge – quem quiser visitar o Cristo Redentor terá que se programar com antecedência. Isso porque, há mais de uma semana, o acesso ao santuário só pode ser feito por meio do Trenzinho do Corcovado, cuja demanda aumentou.

A Estrada das Paineiras, via que leva até a entrada do ponto turístico mais famoso do Brasil, está interditada desde o temporal que provocou dez mortes e deixou um rastro de destruição – foi a chuva mais intensa registrada na cidade em 22 anos.

Com a estrada fechada, vans, táxis e carros particulares não conseguem chegar nem ao centro de visitantes das Paineiras. O lugar que, geralmente, fica cheio de turistas, está praticamente vazio desde então.

Acesso ao Corcovado está interditado há mais de uma semana por causa de temporal

Um dos trechos mais críticos da Estrada das Paineiras após o temporal é o de quem parte do Alto da Boa Vista ou pelo Sumaré . A pista está bloqueada por árvores caídas, grande quantidade de terra e pedras.

Segundo o ciclista Marcos Aurélio, que faz o trajeto pelas Paineiras com frequência, disse que nunca viu a estrada dessa maneira.

De domingo pra cá estava bem pior, eram três barreiras. Cheguei cheio de barro, cheio de lama, tudo interditado. Nunca vi isso assim não. Dá até medo de acontecer de novo, de estar passando e descer isso tudo e novo“, disse o ciclista.

Acesso ao Corcovado está interditado há mais de uma semana por causa de temporal

Nesta quarta-feira (17), o plano de uma família de argentinos era visitar o Cristo Redentor. O programa precisou ser adiado. Eles sequer conseguiram bilhete para embarque no trenzinho porque, com o acesso bloqueado na estrada, aumentou a demanda pelo bondinho.

Só quem vai a pé pela trilha, de bicicleta ou moto consegue chegar até o centro de visitantes e ainda não há expectativa de quando a via será totalmente liberada.

Acesso ao Corcovado está interditado há mais de uma semana por causa de temporal

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), as interdições na pista de acesso ao Corcovado continuam por causa dos riscos de novos desmoronamentos de terra das encostas.

Nós estamos tendo o apoio pra avaliação de alguns pontos específicos da estrada, por meio da Geo-Rio. Tem dois pontos na estrada ainda que a gente não abriu para a segurança dos visitantes. Queremos muito que volte a operar normalmente, mas estamos tendo esse cuidado. Estamos trabalhando com a Defesa Civil e a gente espera liberar o quanto antes“, explicou a chefe do Parque Nacional da Tijuca, Sônia Kinker.

Em nota, a Comlurb informou que as equipes estão trabalhando com o apoio de equipamentos mecanizados na desobstrução da Estrada das Paineiras, mas, desde a última chuva forte, houve seis novos deslizamentos.

G1 > Editado por Like News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar