Tecnologia
Além dos Livros, Amazon Começa a Vender Outras 11 Categorias de Produtos no Brasil
A Amazon passa a vender mais do que só livros no Brasil. A maior varejista digital do mundo começa a comercializar também outras 11 categorias de produtos.
A partir desta terça-feira (22) a Amazon passa a vender mais do que só livros no Brasil. A maior varejista digital do mundo começa a comercializar também outras 11 categorias de produtos, como utensílios de cozinha, eletrônicos e informática. O site da empresa também ganha outras 4 novas categorias: bebê, beleza, cuidados pessoais e brinquedos.
Desde 2017, a Amazon vem expandindo portfólio no Brasil, com a abertura para produtos no marketplace – modelo que permite a empresas terceiras usarem o site como canal de vendas.
Agora, passa a oferecer mais produtos dentro de sua operação própria. Até então, apenas livros e dispositivos Amazon, como o leitor digital Kindle, eram vendidos diretamente pela companhia que se tornou, neste início do ano, a mais valiosa na bolsa de Nova York.
De acordo com Alex Szapiro, diretor da Amazon no Brasil, a ideia é trazer a conveniência de compras pela qual a Amazon é conhecida para outros produtos no mercado brasileiro.
“O objetivo é dar uma boa experiência de compra, para que o consumidor volte quando precisar de algo”, disse. Para isso, o frete será grátis nas compras acima de R$149 feitas no site – apenas para produtos vendidos pela empresa. A entrega de livros e CDs também será gratuita para quem gastar a partir de R$ 99.
Com este lançamento, a Amazon passa a oferecer mais de 20 milhões de produtos em 15 categorias, que incluem itens vendidos e entregues pela empresa ou por vendedores parceiros.
Apenas as categorias esporte e moda continuarão exclusivamente com parceiros no marketplace.
Tecnologia e Logística
A novidade também conta com a inauguração de um centro de distribuição em Cajamar, região metropolitana de São Paulo, que irá fazer a logística e envio dos cerca de 120 mil produtos em estoque.
Esse centro traz ao Brasil a tecnologia que a Amazon já usa para aprimorar entregas ao redor do mundo.
De acordo com Szapiro, a companhia aprendeu com o país: entendeu as nuances logísticas e tributárias locais. Mas traz também o conhecimento de comércio online que já tem há 20 anos.
“A tecnologia na distribuição é a mesma usada lá fora, em termos de segurança e procedimento“, afirmou.
Futuros Produtos e Serviços
Apesar da expansão anunciada nesta terça, a empresa não compartilhou planos de trazer para o Brasil produtos bastante conhecidos nos Estados Unidos, como Amazon Prime – serviço premium de assinatura da empresa, que inclui entrega grátis em até 1 dia, acesso ao serviço de streaming Prime Video, entre outras vantagens.
A eventual chegada dos dispositivos Echo e Echo Dot, que contam com a assistente de voz Alexa (que ainda não fala português) também ficou sem resposta.
No Brasil, por enquanto é possível adquirir os leitores Kindle, além do dispositivo Fire Stick TV – que funciona conectando TVs à rede de internet. O Prime Video também está disponível no país.
G1 > Editado por Like News
