Conecte-se conosco

Negócios

5 Dicas para Começar a Investir

Muita gente imagina que para ganhar dinheiro com aplicações financeiras é preciso ser um expert no assunto. Para o alívio de novos investidores, na verdade, qualquer um pode começar a investir e basta um mínimo de conhecimento e dedicação para realizar a tarefa. Os investimentos são o ponto de partida […]

Publicados

em

Muita gente imagina que para ganhar dinheiro com aplicações financeiras é preciso ser um expert no assunto. Para o alívio de novos investidores, na verdade, qualquer um pode começar a investir e basta um mínimo de conhecimento e dedicação para realizar a tarefa.

Os investimentos são o ponto de partida para a realização de sonhos, como a compra da casa própria e a realização de uma pós-graduação no exterior, por exemplo. Especialistas dizem que ser disciplinado é mais importante do que correr o tempo inteiro atrás de ótimas rentabilidades.

Confira as 5 dicas para começar a investir

5 Dicas para Começar a Investir

1. Quite suas Dívidas

Parece óbvio, mas eliminar as dívidas é um dos segredos para começar a investir. Não vale ter dívidas no cheque especial para iniciar essa jornada, nem usar o dinheiro investido se você perder o emprego ou tiver um problema de saúde inesperado. É preciso ter uma reserva de emergência à parte, que deve também estar investida em aplicações financeiras, para então pensar em ganhar dinheiro com novos investimentos.

2. Defina um Objetivo

Fica mais fácil poupar e resistir às tentações quando se tem um objetivo, como comprar um carro, pagar o mestrado ou viajar nas férias. Também é útil determinar um prazo para o objetivo ser realizado. A partir daí, é só calcular quanto o sonho vai custar e quanto tempo vai demorar para que ele se concretize, conforme a rentabilidade da aplicação escolhida e o valor mensal que é possível depositar. Nos sites de bancos e corretoras independentes, há calculadoras que ajudam nessa tarefa.

3. Compare as Taxas

Taxas de rentabilidade e de administração podem variar bastante de um banco para outro. Pesquisar exige paciência, mas é melhor dedicar um pouco do seu tempo a isso do que perceber lá adiante que você poderia ter ganhado mais dinheiro.

4. Acompanhe a Rentabilidade

Em aplicações simples de renda fixa, como as que serão mencionadas a seguir, o investidor não precisa desenvolver uma gastrite para acompanhar os rendimentos diariamente.

Ao revisar os investimentos uma vez por mês já é possível checar se a sua estratégia continua fazendo sentido e se as aplicações têm ficado em linha com a taxa básica de juros da economia.

5. Escolha Investimentos mais Simples

Os investimentos mais simples para quem está iniciando é a melhor alternativa, além de menas complicações tem baixo risco e você pode encontrar inúmeras oportunidades rentáveis antes de se aventurar por outros mares.

Exame > Editado por Like News

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Publicidade
Publicidade

Destaques